Instituto Ivoti - Logo

Voltar

Meditação

25/09/2019 - Que é segurança?

1 João 3.19-24

É assim... que o nosso coração se sente seguro… que nos amemos uns aos outros, como Cristo nos mandou fazer. (v. 19,23)

A questão da "segurança pessoal" parece não ser coisa recente e preocupação só de milionários ou de pessoas investidas de poder e destaque na mídia. Um hino evangélico de 1873 entoa: "Que segurança: sou de Jesus. Eu já desfruto do brilho da luz". Que segurança egoísta é essa, que faz parte de nossa sociedade e do universo religioso? Ela condiz com a “segurança” proclamada por João? O Apóstolo do Amor afirma que, se queremos nos sentir seguros na presença de Deus, duas coisas são necessárias: crer em Jesus Cristo e amar uns aos outros nos moldes que ele nos deixou (v. 23).

Certa vez estávamos em viagem, minha esposa e eu, e, após pararmos em frente a um hotel, não percebemos que um carro havia parado atrás do nosso. Ao manobrar, damos uma encostadinha, para-choque com para-choque. Na nossa avaliação não percebemos nenhuma avaria em nenhum dos dois veículos. Mas o motorista do outro carro saiu de seu veículo e, já alterado, apontou estragos no para-choque que ele rapidamente mensurou em R$ 1.000,00. Mansamente, mas com firmeza, lhe disse: "Não se preocupe, você passa seus dados e contatos que, assim que chegar ao meu destino, eu encaminharei a questão ao seguro”.

Assim é quem crê em Cristo e ama seus irmãos e suas irmãs: com mansidão e firmeza pode afirmar aos "terceiros” que o perseguem e querem tirar proveito das situações: encaminharei tudo ao "Seguro Divino".

Texto do livro Castelo Forte

Anteriores