Apresentação - Educação infantil
A Educação Infantil no Instituto Ivoti tem por finalidade proporcionar atividades em turno integral que possam ajudar as crianças no seu desenvolvimento físico, psicológico, cognitivo, afetivo, social e ético.
Estrutura
O ambiente é extremamente importante para o desenvolvimento das crianças. É na infância que começamos a descobrir o mundo, aprendemos a conviver, brincamos e somos estimulados a desenvolver nossas capacidades. Cientes da necessidade de um local que proporcionasse às crianças conforto, espaço e organização para vivenciarem a Educação Infantil da melhor forma possível, a instituição investiu na construção de um novo prédio, inaugurado em julho de 2013, exclusivo para os pequenos e completamente pensado de modo ecologicamente sustentável.
A novo prédio tem uma estrutura de 1.500 metros quadrados e abriga 10 salas de aula, sala de professores, sala administrativa, sala da direção, sala de múltiplos usos (reunião, brinquedoteca e apresentações), área coberta de brinquedos (cobertura de policarbonato para facilitar a passagem da luz solar), solário integrado à natureza, vestiário, clínica para acompanhamento nutricional, sala de amamentação, lactário, refeitório, cozinha, sanitários com acessibilidade e banheiro especial para o berçário. As crianças podem circular com meias nos pés, pegar sol diretamente na sala de aula e estar em contato com a natureza, visto que a estrutura é circundada por árvores.
Além de toda a estrutura presente neste novo espaço, a instituição disponibiliza salas próprias de música, de vídeo e de informática, além do espaço herbário com estufa, áreas de plantio e diferentes jardins.
Corpo Docente
Uma equipe de profissionais qualificados promove a curiosidade das crianças para o aprendizado não só de diferentes conhecimentos como também valores essenciais à formação de cidadãos conscientes e solidários.
Proposta Pedagógica
Através de situações lúdicas, as crianças serão continuamente desafiadas a tomar atitudes de cooperação e responsabilidade, construindo seus conhecimentos com segurança e autonomia.
Estrutura curricular
A Educação Infantil desenvolve projetos que integram os diferentes campos dos conhecimentos, como o desenvolvimento da linguagem, da matemática, da natureza e sociedade, do movimento e das artes.
Integram a atividade curricular aulas com professores especializados de: Musicalização Infantil, Alemão, Educação Física, Informática, Programa Herbário, além de momentos de Meditação com o pastor escolar.
Componentes facultativos: Balé e Instrumentos Musicais.
A Educação Infantil está organizada por faixas etárias.
Berçário: 3 meses até 1 ano
EI 1: 1 ano completo em 31 de março
EI 2: 2 anos completos até 31 de março
EI 3: 3 anos completos até 31 de março
EI 4: 4 anos completos em 31 de março
EI 5: 5 anos completos em 31 de março
Horário
Manhã: 7h20min às 11h50min
Tarde: 13h30min às 17h55min
Integral: 7h às 18h15min
Documentação
Do Aluno: Certidão de Nascimento, 3 fotos 3x4.
Do Responsável: Cédula de Identidade, CPF e Contrato.
Lista de materiais 2021
- Educação Infantil - Berçário (4 a 11 meses)
- Educação Infantil - Nível 1
- Educação Infantil - Nível 2
- Educação Infantil - Nível 3 - Bilíngue
- Educação Infantil - Nível 3 - Tarde
- Educação Infantil - Nível 4 - Bilíngue
- Educação Infantil - Nível 4 - Tarde
- Educação Infantil - Nível 5 - Bilíngue
- Educação Infantil - Nível 5 - Tarde
Currículo Bilíngue
No programa de educação bilíngue do Instituto Ivoti, os alunos, a partir dos três anos de idade, vivenciam as atividades em Língua Alemã e habituam-se ludicamente à sonoridade e ao uso do idioma. Aprendizagens são consolidadas com auxílio de música, canto e escuta de histórias narradas de livros de literatura infantil alemã. Jogos e atividades, tanto digitais como analógicas, são outras vivências que auxiliam os alunos na construção de seus conhecimentos. Rotinas estruturadas consolidam a aquisição e naturalizam o uso do idioma em contexto social e em situações do dia a dia.
No programa de educação bilíngue do Instituto Ivoti, os alunos, a partir dos três anos de idade, vivenciam as atividades em Língua Alemã e habituam-se ludicamente à sonoridade e ao uso do idioma. Aprendizagens são consolidadas com auxílio de música, canto e escuta de histórias narradas de livros de literatura infantil alemã. Jogos e atividades, tanto digitais como analógicas, são outras vivências que auxiliam os alunos na construção de seus conhecimentos. Rotinas estruturadas consolidam a aquisição e naturalizam o uso do idioma em contexto social e em situações do dia a dia.
Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, os alunos continuam vivenciando e consolidando aprendizagens em ambos os idiomas. Nos dois primeiros anos, os alunos aprofundam seu letramento e sua alfabetização em Língua Portuguesa e em Língua Alemã. A partir do terceiro ano, os alunos aprofundam e aplicam seus conhecimentos linguísticos do idioma alemão mediante o desenvolvimento de projetos, relacionados a conteúdos específicos, como ciências da natureza, arte ou matemática.
Der Bilinguale Zweig im Instituto Ivoti beginnt bereits im Kindergarten ab dem dritten Lebensjahr. Dort gewöhnen sich die Kinder spielerisch an den Klang und Gebrauch der deutschen Sprache. Erste Kenntnisse werden mit Hilfe von Musik und Gesang, dem Vorlesen von deutschsprachigen Kinderbüchern, durch Spiele, sowie digitale und analoge Aktivitäten erworben. Rituale und Strukturen festigen das Erworbene und betten den Sprachgebrauch in soziale Kontexte und Alltagssituationen ein.
Mittels einer Schwerpunktsetzung auf Projektorientierung wird die deutsche Kultur beleuchtet und Gemeinsamkeiten und Differenzen herausgearbeitet. Gleichzeitig wird auf diese Weise der Wortschatz in den entsprechenden Themenbereichen erweitert.
Die Bilinguale Erziehung setzt sich in den ersten Schuljahren weiter fort und die Schülerinnen und Schüler bauen auf ihren ersten Sprachkenntnissen auf. Es folgt eine Vertiefung der Alphabetisierung in Deutsch und Portugiesisch. Ab der dritten Klasse vertiefen und erweitern die Schülerinnen und Schüler ihre Sprachkenntnisse durch Projekte, die mit Fächern, wie Naturwissenschaft, Kunst oder Mathematik, verbunden sind.
Converse com a coordenação
- Mônica Tiemi Takagi Zimmermann - monica.zimmermann@institutoivoti.com.br